GPCINE - Estudos do Cinema


O Grupo de Pesquisa GPCINE – Estudos do Cinema é vinculado ao Curso de Cinema e Audiovisual da UNESPAR/Campus de Curitiba II/FAP, e objetiva estudos e divulgação dos aprofundamentos de trabalhos práticos e teóricos a partir do movimento do conteúdo manifesto nos objetos cinematográficos e seu ordenamento cronológico e conceitual disperso na história e no tempo

Estudo do cinema e da cultura cinematográfica; a interpretação, a linguagem e a arte são diferentes faces entrelaçadas que compõem o campo geral das pesquisas e estudos do GPCINE. Liderado pela professora Dra.Salete Machado Sirino(UNESPAR) e pelo professor  Dr.Acir Dias da Silva(UNIOESTE), o grupo possui quatro linhas de pesquisa: Cinema Brasileiro, da criação à difusão; Cinema e Educação; Cinema e Interpretação; Meios e Mensagens Audiovisuais.


Cinema Brasileiro: Da Criação à Difusão


Coordenada pela professora Dra. Salete Machado Sirino, a linha de pesquisa tem como objetivo o estudo sobre a produção fílmica brasileira, entendendo que a elaboração, planejamento e execução perpassam aspectos de criação, realização e difusão do cinema. Cativando uma reflexão sobre os aspectos criativos do cinema, roteiro, direção, arte, fotografia, montagem, som, intrínsecos aos aspectos de produção e difusão de cinema.



Cinema e Educação


Coordenada pela professora Dra. Solange Straube Stecz, a linha de pesquisa tem como objetivo o estudo das relações entre cinema e educação, tendo como pressuposto geral a pedagogia da criação e de fruição, proposta por Alain Bergala, além da reflexão teórica apoiada nas práticas extensionistas realizadas com crianças e adolescentes pelos integrantes do grupo.



Cinema e Interpretação


Coordenada pelo professor Dr. Acir Dias da Silva, a linha de pesquisa tem como objetivo o estudo e a pesquisa das ligações transdisciplinares entre os diferentes meios cinematográficos e artísticos analisando forma e conteúdo nos processos artísticos e suas matrizes de interpretação.



Meios e Mensagens Audiovisuais

Coordenada por Prof. Dr. Marcos Henrique Camargo e Prof. Dr. Fábio Luciano Francener Pinheiro, a linha de pesquisa tem como objetivo a pesquisa das ligações transdisciplinares entre os diferentes meios de comunicação das artes, analisando forma e conteúdo nos processos artísticos.